As rugas de expressão se formam por causa da contração repetitiva de músculos que são utilizados cotidianamente nas mímicas faciais como sorrir e franzir a testa por exemplo. Se não tratadas precocemente podem se tornar rugas fixas, ou seja, visíveis mesmo quando o músculo não está contraído.
O tratamento da ruga de expressão se faz através da diminuição da força de contração do músculo responsável pela formação da ruga.
Este tratamento é feito pelo uso da toxina botulínica, que tem vários nomes comerciais como Botox®, Dysport® e Xeomin®, dentre outros. Como o Botox® foi o primeiro produto comercial a ser lançado com a finalidade de tratar rugas de expressão, é comum que as pessoas se refiram ao Botox® como sinônimo de toxina botulínica.
Um dos maiores medos que existem nos pacientes com relação ao uso da toxina botulínica, é que esta aumente o volume facial, deixando a pessoa com bochechas maiores e lábios mais volumosos por exemplo. A toxina botulínica não tem capacidade de aumentar volume, ela não é uma substância preenchedora.
Outro receio dos pacientes é que eles fiquem sem expressão. Na verdade, se aplicada na dose e nos pontos corretos, a toxina vai apenas reduzir a força de contração dos músculos e não paralizá-los por completo. Por isso a escolha de um medico dermatologista com experiência na aplicação da toxina botulínica é fundamental para um bom resultado do tratamento.
Os resultados da aplicação não são percebidos imediatamente. Eles iniciam 3 a 5 dias após a aplicação e com cerca de 15 dias já atingem bom resultado na maioria dos pacientes. A durabilidade é variável, podendo girar em torno de 4 a 6 meses em media.